Satélite Novo pode reforçar capacidade da Vivo 12 de julho

ZÉ DO AZ: Satélite Amazonas 4A, posição orbital 61°W, está avariado

 

Foi divulgado hoje pela Hispasat o lançamento de seu novo satélite, o Amazonas 4A, previsto para acontecer ainda este ano.
novo satélite vivo tv

Originalmente o lançamento estava previsto para o início de 2014, porém, foi antecipado devido à grande demanda de espaço solicitado pelas operadoras que alugam espaço nos satélites da Hispasat, entre elas a Vivo TV.

O Amazonas 4A será lançado pelo foguete Ariane na Guiana Francesa e tem capacidade de banda Ku e a exemplo do Amazonas 2 e Amazonas 3 ficará na posição 61º Oeste.

Trata-se de um satélite BSS (ou seja, com banda otimizada para transmissões de vídeo) com 24 transponders em banda Ku. Ainda não se sabe se ele será utilizado pela Media Networks, que faz a distribuição dos sinais de vídeo para as operações da Vivo, Oi e CTBC no Brasil.Conforme já postamos anteriormente, a OI TV planeja sair do satélite Amazonas assim que seu novo satélite estiver operando (veja mais aqui), o que significa ainda mais espaço disponível.

Se for, será um importante reforço de capacidade de vídeo, sobretudo para novos canais em alta definição.

O satélite é de fabricação da Orbital e terá vida útil de 15 anos.

O satélite

Uma vez lançado, o satélite entrará em orbita geoestacionaria a 36000 quilometros da terra. Construido na plataforma GEOStar 2.4 da Orbital Sciences Corporation, esta localizado na posição orbital 61º Oeste.
Contará com 24 transponders em banda Ku com cobertura para América do Sul, desde a Venezuela e Colombia até o Sul da Argentina e Chile, com prestações de 46 à 48,5 dBW em toda a área continental. O satélite foi construido com duas antenas desplegaveis e controle deatitude em tres eixos que permitem que este tenha grande precisão nos movimentos e sinal, segundo explicou a empresa. Com mais de 23 metros de comprimento e 4,7 de altura, seu peso total alcança as 3 toneladas.
A empresa espera que este equipamento tenha uma vida útil de até 15 anos utilizando uma potencial elétrica superior aos 7kW.

 

Hispamar

A Hispamar é a empresa brasileira do Grupo Hispasat. A companhia opera a frota de satélites Amazonas e atende o mercado brasileiro de telecomunicações e de todo o continente. Entretanto, o Grupo Hispasat é formado por empresas com presença
tanto na Espanha como na América Latina, onde a brasileira Hispamar comercializa seus serviços. O Grupo é um dos líderes na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV).

Mais informações leia aqui

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*